Investindo em bons ativos e produtos (sempre de acordo com seu perfil e objetivos), você pode obter muitos benefícios ao optar por uma corretora

Segundo o Banco Central, “banco é a instituição financeira especializada em intermediar o dinheiro entre poupadores e aqueles que precisam de empréstimos, além de custodiar (guardar) esse dinheiro”. Em termos práticos – conforme o esquema do mercado de crédito que está na imagem -, o banco capta dinheiro dos agentes poupadores, pagando-lhes determinadas taxas de juros (i%) e empresta o dinheiro aos agentes tomadores, cobrando taxas de juros maiores para custear suas operações (i + x)% – sendo essa diferença entre as taxas chamada de “spread”.

Quando falamos da XP, geralmente nos referimos à corretora de valores mobiliários, que faz parte de um grupo maior, a XP Inc. As corretoras de títulos e valores mobiliários atuam nos mercados financeiro e de capitais e no mercado cambial intermediando a negociação de títulos e valores mobiliários entre investidores e tomadores de recursos. Assim, as corretoras não guardam ou custodiam o dinheiro e não oferecem saques ou depósitos diretos – não existe algo como uma conta-corrente.

O capital que você deposita na conta de uma corretora deve ser investido em um título ou ativo vinculado a outro agente – que pode ser um banco, empresa de outros setores e o próprio governo, por exemplo – ou um produto financeiro constituído como Pessoa Jurídica – como um fundo de investimento. A corretora não assume os riscos do investimento, mas o rendimento deste vem direto para você, sem passar pelo banco, sendo cobradas apenas as taxas sobre as operações realizadas pela corretora.

Se você investir em bons ativos e produtos (sempre de acordo com seu perfil e objetivos), pode ter muitos benefícios. E é essa assistência na escolha dos investimentos que o assessor de investimentos deve proporcionar ao seu cliente.

Fontes: Banco Central, Comissão de Valores Mobiliários

Related Post

No Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

UDG Inteligência Financeira é o nome fantasia da empresa UDG Educação Ltda. 

Poços de Caldas

Pouso Alegre

Passos

Lavras

Varginha

São Paulo

A UDG Educação Ltda. é uma empresa-irmã da UDG Investimentos Agente Autônomo de Investimentos Ltda., credenciada à XP.

Siga-nos!